Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    NO DIA 5 DE AGOSTO, OAB SP RECEBE PRÉDIO DA AUDITORIA MILITAR

    A OAB SP irá promover uma festa democrática no dia 5 de agosto, às 14 horas, quando receberá oficialmente o prédio da 2ª. Auditoria Militar, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 1249 - considerado um dos símbolos da repressão política - que será transformado no Memorial da Luta pela Justiça – Advogados Brasileiros contra a Ditadura.

    há 11 anos

    No prédio, durante a ditadura aconteceram interrogatórios, julgamentos e tortura

    O projeto de ocupação do prédio sediará a Comissão da Verdade da OAB SP e o Núcleo de Preservação da Memória. A iniciativa tem apoio da Comissão da Verdade Estadual Rubens Paiva, da Comissão da Verdade Municipal Vladmir Herzog, do Centro Acadêmico XI de Agosto e do Ministério Público Federal.

    O imóvel que pertence à Superintendência de Patrimônio da União será destinado à OAB SP por contrato de cessão por 20 anos, renováveis pelo mesmo período. O projeto de ocupação da antiga sede da auditoria militar – onde foram julgados a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras personalidades públicas - prevê a manutenção dos espaços originais - inclusive a mesma entrada por onde ingressavam os presos - e criar áreas de convivência, preservação, pesquisa, exposições e debates. O projeto vai dar “ênfase à atuação da OAB SP e dos movimentos políticos que marcaram as estratégicas de resistência às arbitrariedades e a construção dos caminhos da redemocratização”.

    O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, ressalta que o Memorial preencherá um vazio na história, que foi a atuação decisiva dos advogados em defesa dos presos políticos e da retomada da democracia no País: “Essa parte importante da história brasileira e da luta contra o arbítrio ainda não foi contada. O trabalho dos advogados na defesa de presos políticos e de sindicalistas foi realizado, muitas vezes, com o risco da própria vida. O prédio da Auditoria Militar é simbólico porque dentro dele se travou um enfrentamento memorável pelo Estado de Direito”.

    Para o presidente da Comissão da Verdade da OAB SP e ex-presidente da OAB, Mário Sérgio Duarte Garcia, o “ recebimento do prédio [da 2ª Auditoria Militar] é um março importante, por que vamos ter a oportunidade, de reformando o prédio com suas estruturas, manter a memória do que ali aconteceu e as dificuldades porque passaram os advogados, mas que resistentemente batalharam pela defesa dos presos e contra o poder ditatorial”.

    O vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB SP, Belisário dos Santos Júnior, classifica a entrada no prédio como sendo uma “transgressão democrática”: “O prédio da Justiça Militar abrigou tanta injustiça, houve até tortura, advogados tiveram prerrogativas violadas. Agora, vamos substituir tudo isto pelo ´Memorial da Luta pela Justiça´, o que começa pela cidadania, com as mulheres e homens de bem, os velhos e novos democratas, enfim, a cidadania entrando no prédio da Auditoria Militar e tomando este espaço, fazendo algo sério e de acordo com o Direito e a cidadania e com as normativas internacionais. Vamos construir um espaço de memória e de Justiça de verdade”.

    APOIO

    Comissão da Verdade - OAB

    Comissão Nacional da Verdade

    Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva

    Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog

    Ministério Público Federal

    Memorial da Resistência de São Paulo

    APOIO INSTITUCIONAL

    Governo do Estado de São Paulo

    Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo

    Secretaria de Estado da Cultura

    Prefeitura da Cidade de São Paulo

    Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

    Secretaria Municipal de Cultura

    PARTICIPAÇÃO

    Centro Acadêmico XI de Agosto

    Centro Acadêmico João Mendes Jr. - Mackenzie

    Diretório Acadêmico - FAAP

    DEPOIMENTOS OAB SP E USP

    Antes do ingresso no prédio da Auditoria Militar, ainda dia 5 de agosto, às 10 horas, no salão nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 1º andar), a Comissão da Verdade da OAB SP tomará o depoimento dos advogados: Rosa Cardoso, coordenadora da Comissão Nacional da Verdade; José Carlos da Silva Arouca (sindicalistas), Leopoldo Paulino e Paulo Sérgio Leite Fernandes (prerrogativas). Na sequência, às 11 horas, as Comissões da Verdade Nacional e da OAB SP tomam novos depoimentos na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) dos advogados: José Carlos Dias (Comissão Nacional da Verdade), do deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade Estadual, e dos advogados Idibal Pivetta (presos políticos) e Wellington Cantao (sindicalistas).

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-dia-5-de-agosto-oab-sp-recebe-predio-da-auditoria-militar/100627280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)