Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CONSELHO FEDERAL CONFIRMA POSIÇÃO DA OABSP SOBRE ESCRITÓRIOS ESTRANGEIROS

    O veto à atuação de escritórios de advocacia estrangeiros no Brasil foi reafirmado pelo Conselho Federal da OAB, na última segunda-feira (22/10), em votação unânime. A decisão confirma posição da OAB SP, adotada em responde a uma consulta formulada pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa).

    há 11 anos

    Sob relatoria do conselheiro Marcelo Zafir, o Conselho Federal entendeu que só pode haver associação entre sociedades de consultores em direito estrangeiro e sociedades nacionais em “caráter eventual”, não sendo permitida atuação em direito brasileiro, seja em consultoria ou em juízo, respeitando o Provimento 91/2000 do CF-OAB.

    As associações que desrespeitem o limite se sujeitam ao Estatuto da OAB, seu Regulamento, Código de Ética e Provimentos, segundo a decisão. A publicidade dos consultores e sociedades estrangeiras, assim como associações entre eles e sociedades brasileiras, sujeitam-se às regras para a matéria, mais especificamente o Provimento 94/2000.

    “Considero acertada essa decisão do Conselho Federal da OAB, que referenda decisão anterior do Tribunal de Ética e do Conselho Seccional da OAB SP. O ingresso dos escritórios estrangeiros no Brasil não traz qualquer vantagem para o país ou para a advocacia nacional, porque não há reciprocidade para o advogado brasileiro atuar no Exterior. Nos Estados Unidos só podem militar na advocacia profissionais com cidadania americana e residência no país. Há até uma lei impedindo que os advogados estrangeiros obtenham a licença da American Bar Association”, afirma Marcos da Costa, presidente em exercício da OAB SP.

    Em 2010, a Turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, tendo como relator Cláudio Felipe Zalaf, já havia definido limitações à cooperação entre sociedades de consultores estrangeiros e sociedades brasileiras de advogados. Baseado no Provimento 91/2000, Zalaf apontou que o profissional estrangeiro só pode atuar no Brasil como consultor em direito estrangeiro na legislação de seu país de origem, sendo vedados o exercício e a consultoria em direito brasileiro, e respeitando o Estatuto da Advocacia, o Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina da OAB, os Regimentos das Seccionais da Ordem, suas Resoluções e Provimentos.

    Zalaf também entendeu que nada impede as sociedades de advogados ou os profissionais brasileiros de se reunir com sociedades ou advogados estrangeiros para discutir regras e temas jurídicos internacionais, mas sem que haja “ingerência sobre a atuação individual de cada um deles, que importe perda de sua independência, da sua individualidade e, afinal, da sua própria personalidade jurídica”.

    Em 2011 4ª Câmara Recursal da OAB-SP vedou a associação entre advogados ou sociedades de advogados inscritos na OAB-SP e consultores em direito estrangeiro ou sociedades de consultores em direito estrangeiro. No voto, o relator Carlos Kauffmann apontou ser “ terminantemente vedado aos advogados e/ou sociedades de advogados inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil associaram-se ao consultor em direito estrangeiro ou à sociedade de consultores em direito estrangeiro, posto que estes não são advogados nos termos do Estatuto vigente e , por este motivo, não estão legalmente habilitados para, dentro do território nacional, praticar atos privativos de advocacia, integrar sociedade de advogados ou a com ela formalizar qualquer associação destinada a prestar serviço de advocacia”.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-federal-confirma-posicao-da-oabsp-sobre-escritorios-estrangeiros/100144020

    Informações relacionadas

    Tribunal de Contas da União
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Contas da União TCU - DENÚNCIA (DEN): DEN XXXXX

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Limites da relação de bancas nacionais com estrangeiras gera guerra de pareceres

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 11 anos

    Decisão sobre bancas estrangeiras gera fim de parceria

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 14 anos

    OAB-SP debate de novo associação de advogados brasileiros e estrangeiros

    Rafael Arruda, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Advogado perdeu prazo, cliente fica no prejuízo?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)