Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

DIA DA LUTA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

Neste dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, data que reforça a luta contra a discriminação, o racismo, o preconceito racial e a intolerância.

há 11 anos

Este dia também é remete à valorização da cultura afro-brasileira, data na qual devemos relembrar a fundamental contribuição dos povos africanos para a construção do Brasil.

O grande símbolo dessa data é Zumbi, um herói e líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1685, lutando contra as tropas portuguesas para defender o quilombo e o sentido de liberdade e dignidade humana para todos os escravos nos primórdios do Brasil.

Essa luta tem continuidade hoje e a OAB SP tem participado dela, tanto que firmou recentemente convênio com Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, dentro do Projeto "São Paulo contra o Racismo", para receber em todas as suas 215 Subsecções no Estado denúncias das vítimas de racismo e encaminhá-las para a Secretaria, de acordo com a Lei Estadual 14.187/10.

Todos os brasileiros devem estar imbuídos do mesmo espírito de resistência de Zumbi de Palmares na defesa dessa causa justa contra a discriminação e da superação da desigualdade em nosso País.

Luiz Flávio Borges D'Urso

Presidente da OAB SP

  • Publicações8608
  • Seguidores166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações391
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-da-luta-contra-o-racismo-e-a-intolerancia/100194387

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)