Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    VISITA MONITORADA AO MUSEU DO CRIME

    No dia 5 de março, às 15 horas, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove , em parceria co a Acadepol, uma visita monitorada ao Museu da Polícia Civil de São Paulo (conhecido como Museu do Crime), na Academia de Polícia Dr Coriolano Nogueira Cobra (Praça Prof. Reinaldo Porchat, 219 – 2º andar – Cidade Universitária).

    há 11 anos

    Com quadros, fotografias, documentos, armas antigas, distintivos e diferentes utensílios utilizados pela polícia paulista desde o início do século XX, o Museu do Crime traz ricas possibilidades de debate sobre a evolução da investigação criminal, como também sobre a jurisprudência na área e as formas de atuação do advogado criminalista em diferentes épocas, o que certamente pode revelar fundamentos de muitos dos aspectos observados hoje.

    Um exemplo é o espaço reservado para a descrição psicológica e comportamental do “Maníaco do Parque”, o motoboy Francisco de Assis Pereira. O homem atraia as vítimas, mulheres, para o Parque do Estado, com a falsa promessa de emprego em agências de modelo, lá elas eram violentadas e, em alguns casos, assassinadas. Preso em agosto de 1998, quando tinha 30 anos, ele foi condenado por homicídio, estupro, roubo e atentado violento ao pudor.

    O acervo presente hoje no Museu da Polícia Civil começou a ser formado na década de 1920, com a exposição de peças do cotidiano policial, na então Escola de Polícia, servindo de ilustração para as aulas. O acervo foi aumentando com o tempo e em 1952 passou a ser exposto ao público, chegando ao endereço atual em 1970. Reformulado e reorganizado, o Museu do Crime mudou de nome em 2005, quando por decreto estadual passou a se chamar Museu da Polícia Civil.

    Serviço

    Visita monitorada ao Museu da Polícia Civil

    Data – 5 de março, às 15 horas

    Saída da Sede da OAB SP – Praça da Sé, 385 – Centro

    Inscrições no Departamento de Eventos e Cultura (Praça da Sé, 385 – 10º andar) ou pelos telefones 3291-8190 / 8191, mediante pagamento de R$ 25,00 para custeio do transporte ao museu.

    Vagas limitadas.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações178
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/visita-monitorada-ao-museu-do-crime/100340803

    Informações relacionadas

    Recurso - TJRJ - Ação Indenização por Dano Moral - Apelação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)