Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CARMEM DORA TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB SP

    O conselheiro e diretor-adjunto de Direitos Humanos da OAB SP, Martim de Almeida Sampaio, representando o presidente da entidade, empossou nesta segunda-feira (03/06), a presidente (Carmem Dora de Freitas Ferreira) e membros da Comissão da Igualdade Racial da Seccional, em cerimônia realizada no salão nobre, às 20 horas. Estiveram presentes a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, vice-presidente do TRT-2; a deputado Lecy Brandão e José de Paula Neto (Netinho de Paula), secretário municipal da Igualdade Racial, entre outras autoridades.

    há 11 anos

    Em seu discurso, Carmem Dora fez referência a episódios de violência, cotidianamente relatados e gerados por racismo. Citou o caso do idoso, Benedito Santana de Oliveira, de 71 anos, que foi agredido na madrugada do dia 6 de abril por três rapazes em Rio Claro e teve traumatismo craniano, vindo a falecer. Dora disse que ele (Benedito) foi covardemente assassinado e sua única “culpa” foi ser cidadão negro. “Nosso tributo a ele que é vitima dessa falta de conscientização e respeito ao outro. O papel da comissão é periodicamente, diariamente estar na posição de disseminarmos a cultura da paz para que essa situação não se repita”, disse.

    Segundo Carmem Dora, “banir o racismo e o preconceito é garantir a igualdade para a população negra e esse é o maior legado que pode ser deixado para os militantes antirracismo”. A nova presidente também fez um tributo a todos aqueles que a antecederam, aos militantes mais jovens que estão engajados nessa luta e fez uma menção destacada a “alguém que participou e incentivou esse espaço que temos na OAB SP, quando ainda éramos um Departamento do Negro, a ex- conselheira e ex-presidente da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios, Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, que fez um trabalho de relevante valor, como resgatar a história de Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da OAB SP, e de Francisco Gê Acaiaba Montezuma, advogado e intelectual negro. Ambos nossas referências positivas”, afirmou.

    Participaram da mesa dos trabalhos: Umberto Luiz D’Urso, diretor-adjunto de Cultura e Eventos; Arnor Gomes da Silva Júnior, vice-presidente da CAASP; Lecy Brandão, deputada estadual; desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, vice-presidente do TRT-2; José de Paula Neto, secretário municipal da Igualdade Racial; desembargadora federal Milene Pereira Ramos; delegada Rosmary Corrêa, presidente do Conselho da Condição Feminina de São Paulo; Célio Luiz Bittencourt; tesoureiro da CAASP; e o conselheiros, Alessandro de Oliveira Brecailo, Arles Gonçalves Júnior; Cid Vieira de Souza Filho; José Pablo Cortez; Livio Enescu; Ricardo Toledo Santos filho; Rui Augusto Martins. Marco Antonio Zito Alvarenga, presidente do Conselho Estadual de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carmem-dora-toma-posse-na-presidencia-da-comissao-da-igualdade-racial-da-oab-sp/100549118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)