Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    COMISSÕES DA OAB SP COMEMORAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER AFRO LATINO-AMERICANA E CARIBENHA

    As Comissões da Mulher e da Igualdade Racial da OAB SP comemoram, nesta quinta-feira (25/7), o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

    há 11 anos

    A data comemorativa foi definida durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latinas e Afro-Caribenhas, que aconteceu em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. Segundo Carmen Dora de Freitas Ferreira, presidente da Comissão da Igualdade Racial, o objetivo da comemoração é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do Estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas ao enfretamento do racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais.

    Para Carmen Dora, a data quer dar visibilidade à luta empreendida e ao debate sobre valorização e identidade da mulher negra: “A cada momento nossa identidade é requerida e expressada. A luta das mulheres é semelhante àquela pelos direitos trabalhistas e direitos civis, em constante movimento e se acentuou após a década de sessenta. Fez com que mulheres marcassem posição em busca de sua identidade e liberdade, buscando novos caminhos, libertando-se de preconceitos, buscando uma inserção e respeito reais e não apenas formais”, diz.

    Na opinião de Gislaine Caresia, essa data precisa ser mais divulgada “para ampliar e fortalecer as organizações das mulheres negras no Estado, apoiar as estratégias para a inserção desse tema para o enfrentamento do racismo, da discriminação do preconceito. Um dia para nos lembrar da condição de opressão de gênero e raça em que vivem essas mulheres.”

    Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostram que 25,3% das mulheres negras, entre 15 e 29 anos, não tem acesso ao mercado de trabalho nem à educação. Esse número é superior ao das mulheres jovens em geral (23,1%), ao dos homens jovens (13,9%) e ao dos homens negros (18,8%).

    Carmen Dora realiza no dia 29 de julho palestra no Seminário pelo Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha, promovido pelo Conselho da Condição Feminina, no auditório Franco Montoro da Secretária da Justiça, sobre “ O Preconceito no Dia a Dia”.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissoes-da-oab-sp-comemoram-dia-internacional-da-mulher-afro-latino-americana-e-caribenha/100619521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)