Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DEPOIMENTOS PARA A COMISSÃO DA VERDADE

    No dia 5 de agosto, às 10 horas, no salão nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 1º andar), a Comissão da Verdade da OAB SP tomará o depoimento dos advogados: Rosa Cardoso, coordenadora da Comissão Nacional da Verdade; José Carlos da Silva Arouca (sindicalistas), Leopoldo Paulino e Paulo Sérgio Leite Fernandes (prerrogativas). Na sequência, às 11 horas, as Comissões da Verdade Nacional e da OAB SP tomam novos depoimentos na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) dos advogados: José Carlos Dias (Comissão Nacional da Verdade), do deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade Estadual, e dos advogados Idibal Pivetta (presos políticos) e Wellington Cantal (sindicalistas).

    há 11 anos

    Conheça os depoentes:

    Rosa Maria Cardoso da Cunha

    Advogada, professora e escritora. Graduada pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1969. Mestrado em Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutorado em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ.

    José Carlos da Silva Arouca

    Advogado, desembargador aposentado do TRT-2, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, autor do livro “Organização Sindical no Brasil, Passado,

    Presente. Futuro (?)”.

    Leopoldo Paulino

    Ex-vereador em Ribeirão Preto, diretor do filme “Tempo de Resistência”. Foi preso político pela primeira vez aos dezoito anos durante o 30º Congresso da UNE. Integrou a Ação Libertadora Nacional (ALN) comandada por Carlos Marighella. Exilado político, viveu em vários países como Chile, Argentina, Panamá, França e Dinamarca.

    Paulo Sérgio Leite Fernandes

    Advogado criminalista há 52 anos, autor de vários livros jurídicos e romances, professor de Processo Penal e ex-conselheiro federal do Conselho Federal da OAB e membro do Conselho de Prerrogativas da 1ª Turma Julgadora da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP.

    José Carlos Dias

    Integrante da Comissão Nacional da Verdade, defensor de presos políticos durante a ditadura militar, foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo e Ministro da Justiça, ex-conselheiro da OAB SP e um dos autores da “Carta aos Brasileiros”, da Faculdade de Direito da USP, repudiando a ditadura.

    Adriano Diogo

    Geólogo formado pela USP, é deputado estadual e presidente da Comissão da Verdade Rubens Paiva, da Alesp. Foi também vereador por quatro mandatos e secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

    Idibal Matto Pivetta

    Membro da Comissão da Verdade da OAB SP, é advogado e dramaturgo, fundador do grupo União e Olho Vivo. Defensor de presos políticos durante a ditadura militar, teve a casa invadida. Em em 2011 conquistou o prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da OAB SP.

    Wellington Rocha Cantal

    Formado pela UERJ, em 1962, foi presidente das subsecções de Duque de Caxias e São João do Meriti (RJ). Advogada para sindicatos e foi preso e torturado durante a ditadura militar.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/depoimentos-para-a-comissao-da-verdade/100627947

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)