Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB SP e Entidades analisam medidas contra aumento do IPTU

    O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou nessa sexta-feira (01/11), às 10 horas, na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), de reunião com entidades da sociedade civil para debater alternativas que possam ser adotadas contra o aumento do IPTU, aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, na noite da última terça-feira (29/10).

    há 10 anos

    O presidente apontou algumas questões que devem ser analisadas no contexto do aumento do IPTU: a Planta Genérica de Valores e os critérios de definição de seus valores; os princípios de direito tributário, notadamente os que definem as limitações do poder de tributar (como os que proíbem o confisco e reclamam respeito à capacidade contributiva); o processo legislativo e a votação que ocorreu antes da audiência pública convocada para que as entidades expressassem aos vereadores as razões da discordância do aumento, inclusive diante da necessidade de efetiva participação popular nos debates de interesse da sociedade, conforme determina o Estatuto da Cidade; e o impacto que esse aumento terá na comp osição dos preços paulistanos, comparativamente a outros municípios da Grande São Paulo.

    Participaram da reunião: o Conselheiro da OAB SP e Presidente da Comissão de Direito Tributário, Jarbas Machioni, o Presidente da Comissão de Direito Urbanístico, Marcelo Manhães de Almeida; o Presidente da ACSP, Rogério Amato; Marcel Solimeo, presidente do Instituto de Economia da Associação Comercial; os advogados da ACSP, João Baptista Morello Neto e Gastão Toledo; Paulo Engler, da Fenabrave; João Paulo Rossi Paschoal, do Secovi, Elisângela Matsune, do Sindicato dos Lojistas do Comércio; Sérgio Reze, do Movimento Defensa São Paulo, Leandro de Almeida, da Fecomercio, Marcos Kazuo Yamagushi, do Sescon-SP, Luis Augusto Ildefonso da Silva, da Alshop; Marcos Roberto Mathias e Robson Eduardo Rios, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-e-entidades-analisam-medidas-contra-aumento-do-iptu/112069187

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Recebi o carnê do IPTU de 2019 com um aumento de 47,23% em relação a 2018. Liguei no 156 para reclamar e a atendente disse que eu deveria me dirigir à subprefeitura de Pinheiros e lá me disseram que eu deveria reclamar no telefone 156. Começou o jogo de empurra-empurra. Sou aposentado, com minha mulher diagnosticada com câncer de cérebro mas independente dessa situação, considero uma afronta esse aumento que com certeza não irá se traduzir em melhorias na cidade, em calçadas e ruas transitáveis, em pontes e viadutos seguros e na melhoria do trato da coisa pública. Não temos a quem recorrer, os vereadores estão distanciados dos eleitores e o "Prefeito" mais ainda quando decidiu por esse aumento sem saber a capacidade de pagamento dos contribuintes .
    Estamos largados à nossa própria sorte (nesse caso azar originado pelo prefeito e seus auxiliares). Com a palavra o Sr.Bruno Covas. continuar lendo