Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB SP promove encontro sobre mediação e arbitragem

    A Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB SP promove o III Encontro de Mediação e Arbitragem da OAB SP, que terá como temas “Mediação Pública e Privada em Debate”, no dia 12 de maio; e “Desafios da Arbitragem para os Próximos 15 Anos”.

    há 10 anos

    O evento será realizado na FAAP (Rua Alagoas, 903), com início às 8h30. A abertura do primeiro dia de trabalho terá a Vice-Presidente da OAB SP, Ivette Senise Ferreira; o Presidente da Comissão Organizadora, Celso Telles Ferreira Netto; o Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Luís Felipe Salomão; o Diretor da FAAP, Álvaro Villaça Azevedo; o Conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Emanoel Campello; o Presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), José Renato Nalini; e o Desembargador José Roberto Neves Amorim, Diretor da FAAP e Coordenador do Núcleo Permanente de Resoluções de Conflitos e da Escola Paulista de Magistratura.

    O Ministro Salomão presidirá a mesa da palestra “Visão Geral da Mediação Pública no Brasil”, com exposição de Neves Amorim e Campelo. Em seguida, a Advogada Eugênia Zarenczanski, Secretária-Geral da Coordenação de Mediação da comissão organizadora do evento, presidirá a mesa, que terá como debatedores o Deputado Fernando Capez, a Juíza Helen Campos Refosco, da 7ª Vara de Família do Fórum João Mendes; e o Juiz do Estado da Bahia, André Gomma de Azevedo. O tema dessa segunda palestra será “Debates Acerca da Participação do Mediador Privado Atuando na Mediação Judicial – Abordando Remuneração”.

    Na terceira palestra, o Advogado Charles Isidoro Gruenberg, Vice-Presidente da Comissão organizadora, será o presidente da mesa da palestra “Conciliação, Mediação, Capacitação e Seus Desafios no Judiciário”, que terá como expositores os juízes Ricardo Pereira Júnior, da 12ª Vara de Família e Sucessões do Fórum João Mendes; e Jorge Tosta, especialista em meios alternativos de solução de Lides.

    Após intervalo, a Advogada Cláudia Queiroz, Mediadora judicial e Provada, presidirá a mesa que terá como tema “Oficina de Pais e Filhos”, com exposição da Juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de São Vicente, Vanessa Aufieroda Rocha.

    Às 15 horas, o Advogado e Mediador Alexandre Palermo Simões será o Presidente da mesa que debaterá “Mediação Escolar”, com participação da Advogada e Mediadora Jurema Silva, da Mediadora do Gol de Letra, Margarida Campos de Toledo; e da Doutora em Psicologia Marianne Ramos Feijó.

    Advogado Edmir Francisco de Oliveira, especialista em Direito Processual Civil e Mediação e Arbitragem pela FGV Law, será o Presidente da Mesa na palestra “Mediação Privada na Visão Empresarial”. O Engenheiro Eduardo Hildal, especialista em Técnicas de Mediação; e as Advogada Daniela Gabbay e Cláudia Frankel Grosman, Mediadora judicial e privada; serão os expositores.

    O último debate do dia será presidido pela Advogada Silvia Rodrigues Pachikoski e será sobre “Cláusula Escalonada como elemento Preparatório para Mediação e Arbitragem”, e os expositores serão os Advogados Fernanda Lourenço Rocha Levy, Mediadora; Gilberto Giusti, Presidente da Câmara Britânica de Comércio e da Eurocâmaras no Brasil; e Lia Justiniano, Presidente da Comissão de Mediadores do Conima.

    No dia 13 de maio, a abertura ficará a cargo do Presidente da Comissão organizadora do evento, Cássio Telles Ferreira Neto; e do Diretor da FAAP José Roberto Neves Amorim.

    A primeira palestra terá como tema “Arbitragem e Poder Judiciário: Caminhando juntos?”. A Presidente da Mesa será a Advogada Eleonora Colho. O Presidente do TJ-SP será o debatedor e os expositores serão o Ministro do STJ João Otávio de Noronha e a Ministra aposentada do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie Northfleet.

    “Árbitros: Confiança, Imparcialidade e Disponibilidade” é o tema da palestra proferida pelo Deputado Eduardo Silva Romero, com a participação dos Advogados José Antônio Fechtner e Adriana Braghetta como debatedores. O Advogado Francisco José Cahali será o Presidente da Mesa.

    O Advogado Francisco Maia, Presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB MG; e o Advogado Aldemar de Miranda Motta Júnior, Presidente do Coprema; serão os expositores em “Projetos do Coprema – Colégio de Presidentes das Comissões de Mediação e Arbitragem da OAB”.

    O Advogado Marcelo Muriel presidirá a mesa na palestra sobre o “Novo Projeto de Lei: Mudanças, aspectos estratégicos e expectativas”, com exposição do Advogado Luiz Olavo Baptista e com a participação dos advogados Silvia Rodrigues Pachikoski e Marcelo Roberto Ferro como debatedores.

    Após intervalo, Ferreira Neto presidirá a mesa na palestra “Arbitragem e Administração Pública”, com exposição de Gustavo Justino de Oliveira, Professor Doutor de Direito Administrativo; Mario Engler Pinto Júnior, Procurador do Estado de São Paulo; e Marcelo José Magalhães Bonício, Advogado.

    Presidindo a mesa em “Arbitragem e o Futuro: Visão das Câmaras de Arbitragem” estará o Ministro Sidney Sanches, aposentado do STF. O debatedor será o Advogado Hermes Marcelo Huck e os expositores, os advogados Flávio Pereira Lima, Roberto Pasqualin e Ferreira Neto.

    Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g), por dia.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-promove-encontro-sobre-mediacao-e-arbitragem/118307986

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)