Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suseção de Ribeirão Preto cria Comissão da Verdade

    A OAB de Ribeirão Preto instalou a “Comissão da Verdade naquela subsecção, no dia 3 de junho, na Casa da Advocacia e da Cidadania (Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215).Durante o evento foi proferida palestra sobre o tema “A Atuação da Comissão da Verdade no Âmbito Estadual”, pelo advogado Belisário dos Santos Júnior, Vice-Presidente da Comissão da Verdade da OAB SP e criador e Coordenador do Programa de Direitos Humanos do Estado de São Paulo; Presidente do Conselho Curador da Fundação Mário Covas e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.

    há 10 anos

    A Comissão de Verdade da OAB SP foi criada em junho de 2012 pela Portaria nº 237/12/PR, assinada pelo então Presidente interino Marcos da Costa, e foi instalada em julho daquele ano, presidida pelo Advogado Mário Sérgio Duarte Garcia.

    O papel da Comissão da Verdade da OAB SP é resgatar o trabalho da Advocacia Paulista durante a ditadura militar por meio de depoimentos de advogados que atuaram na defesa de presos políticos e também daqueles que foram encarcerados.

    Em quase dois anos de funcionamento, a Comissão já ouviu relatos de inúmeros advogados em sessões na sede da OAB e na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP, quando recebeu nomes de peso da Advocacia, como Rosa Maria Cardoso da Cunha, integrante da Comissão Nacional da Verdade; Paulo Sérgio Leite Fernandes, ex-Conselheiro Federal do Conselho Federal da OAB e membro do Conselho de Prerrogativas da 1ª Turma Julgadora da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP; José Carlos da Silva Arouca, advogado, Desembargador aposentado do TRT-2; e Leopoldo Paulino, ex-Vereador em Ribeirão Preto, diretor do filme “Tempo de Resistência”, foi preso político pela primeira vez durante o 30º Congresso da UNE e exilado político.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/susecao-de-ribeirao-preto-cria-comissao-da-verdade/122788800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)