Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A Secional paulista da Ordem recebe advogados do Reino Unido

    há 9 anos

    Advogados do Reino Unido fazem visita à Casa da Memória, no hall do prédio da Nova Sede da OAB SP

    Com uma programação que foi desde a apresentação do organograma da entidade de classe até visitas a algumas Comissões permanentes, a OAB SP recebeu cinco advogados do Reino Unido que fazem parte de intercâmbio firmado com The BAR Council of England and Wales. O grupo foi recebido pela presidente em exercício, Ivette Senise Ferreira, e pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, George Augusto Niaradi, que ressaltaram a importância da troca de experiências entre advogados de diferentes países e continentes, especialmente quando há diferenças nos sistemas jurídicos: o Reino Unido adota o commom law (direito comum), enquanto o Brasil segue o sistema romano-germânico, o mais disseminado no mundo.

    O programa da visita incluiu o diálogo com presidentes e membros das Comissões de Direitos Humanos, Direitos e Prerrogativas e Sociedades de Advogados, além de conhecer as instalações da Escola Superior da Advocacia (ESA OAB SP). Eles também ouviram palestra de Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, conselheiro secional e presidente da Comissão de Direito Internacional, e de Horácio Bernardes Neto, conselheiro secional e membro da Diretoria da IBA- International Bar Association.

    Tallulah Kobayashi, diretora da Mulher Advogada, e a presidente em exercício, Ivette Senise, conversam com os advogados que participam do intercâmbio firmado com o BAR Council of England and Wales

    Os jovens manifestaram interesse por pontos específicos do Direito no Brasil, como no caso de Duncan Grieve, que afirmou haver pontos comuns entre a legislação similar britânica e a Lei Anticorrupção recentemente regulamentada no Brasil. A advogada Rachel Tandy expôs um paradoxo interessante quando falou de arbitragem, seu ponto de interesse, afirmando que vai tentar compreender com mais clareza por que, no Brasil, ainda há pouco espaço para esta alternativa extrajudicial de solução de conflitos. Preliminarmente ela entende que há o entendimento de que o custo é alto, especialmente em pequenas corporações, o que interpreta como uma percepção equivocada.

    O Protocolo de intenções assinado pelas duas entidades de classe prevê a cooperação “no sentido de intensificar a interlocução com a sociedade civil e órgãos governamentais com o fim de promover o debate sobre a corrupção, tornando viável a execução de medidas práticas que visem reprimir as mais diversas formas de corrupção.”

    Após a passagem por São Paulo, o grupo de advogados seguiu para Brasília. Também participam deste ciclo do intercâmbio OAB - BAR Council of England and Wales as advogadas Carolina Marin Pedreño, Charlotte Tregunna e Helen Nugent.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-secional-paulista-da-ordem-recebe-advogados-do-reino-unido/217084993

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)