Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB SP INSTALA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ÉTICA NA POLÍTICA

    há 13 anos

    “Esse Movimento criado em 2004 fez história e reuniu mais de 12 mil pessoas no centro de São Paulo para protestar contra a corrupção. A OAB SP quer ressaltar que, quando falta ética na política , os reflexos para população são tenebrosos, porque faltam recursos para a segurança, moradia, alimentação, saúde e justiça”, afirmou D’Urso.

    Para Alexandre Trancho, a sociedade tem um papel fundamental na fiscalização do Poder Público. “ Principalmente hoje, quando temos um cenário ainda mais perturbador, com tantas denúncias de corrupção, publicadas pela imprensa e indignando a sociedade brasileira. Este é um momento mais do que oportuno , que também tem como objetivo acompanhar a lisura nas eleições municipais no próximo ano”, disse Trancho.

    O Movimento Nacional pela Ética na Política foi lançado em São Paulo pela OAB SP em 2004, ano eleitoral, com apoio da CNBB, Associação Juízes para a Democracia, Comissão Nacional de Justiça e Paz, Movimento Voto Consciente, Instituto Ethos e outras entidades da sociedade civil. Na ocasião, a Ordem divulgou um manifesto e organizou um abaixo-assinado em prol da ética na política.

    O principal objetivo é a moralização de comportamentos e práticas de políticos e candidatos a cargos públicos e conscientizar eleitores a escolher nomes cuja atuação tenha a ética como parâmetro. Lançado inicialmente na capital paulista, o movimento depois se ramificou pelo interior e outros Estados.

    Também são alvos de críticas da comissão legislações que abrandam punições a políticos; a espetacularização de campanhas eleitorais, que seduzem os eleitores mais pela forma que pelo conteúdo; a compra de votos; o mau uso da máquina administrativa e recursos para fins eleitoreiros ou particulares.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-instala-comissao-de-organizacao-do-movimento-etica-na-politica/2821675

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)