Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SIMPÓSIO SOBRE A TUTELA JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

    há 12 anos

    Participam da abertura, às 9h do dia 8 de março, o vice-presidente da OAB SP, Marcos da Costa, e os presidentes das Comissões de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio, e de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Carlos Alberto Maluf Sanseverino e vice-presidente e o professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo, coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU.

    “ Este é o primeiro evento no Brasil a reunir os temas da sociedade de informação, meio ambiente e trabalho, a ser debatido por palestrantes das três esferas do Judiciário – Magistratura, Ministério Público e Advocacia”, ressalta Fiorillo.

    Abertura e temário

    A sessão de abertura do simpósio contará com as presenças de Nelson Nazar, presidente do TRT-2; Arthur Roquete de Macedo, vice-reitor Acadêmico da FMU; Arthur Sperandéo de Macedo; vice-reitor Executivo da FMU; Lilian Gonçalves, desembargadora e diretora da EJUD2; Ana Elisa Alves Brito Segatti; procuradora chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região; Luiz Carlos Michele Fabre, procurador e coordenador do Centro de Estudos da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região; Rogério José Ferraz Donnini, presidente da Academia Paulista de Direito; Celso Antonio Pacheco Fiorillo, coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU; e um representante da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente do TRT/2ª Região.

    O primeiro painel, marcado para as 9h, será sobre “O Trabalho na Sociedade da Informação”, com Maria Inês Moura Santos Alves da Cunha, desembargadora do TRT-2; Gustavo Filipe Barbosa Garcia, procurador do Trabalho na 2ª Região; e Irineu Francisco Barreto Junior, advogado, professor universitário e doutor em Ciências Sociais. Às 10h30, haverá abertura para debates e perguntas.

    Às 11h, o segundo painel discutirá “Os Direitos Humanos na Era Digital”, com participação de Ivani Contini Bramante, desembargadora do TRT-2; João Felipe Sabino, procurador do Trabalho na 2ª Região e professor universitário de Direito do Trabalho; e Wagner Balera, advogado, professor, doutor em Direito das Relações Sociais. O espaço para debate e perguntas será às 12h30.

    O painel de início da tarde, às 14h, será “Fundamentos Constitucionais do Meio Ambiente do Trabalho na Sociedade da Informação”, com Homero Batista Mateus da Silva, juiz do TRT-2; Rodrigo de Lacerda Carelli, procurador do Trabalho na 1ª Região; e o advogado e professor de Direito Ambiental Celso Antonio Pacheco Fiorillo. Debates e perguntas às 15h30.

    O dia termina com painel sobre “Bullying no Mundo Virtual”, às 16h. Os debatedores são Débora Miriam Raab Glina, do TRT-2; Luiz Fabre, Procurador do Trabalho na 2ª Região; e Adalberto Simão Filho, advogado e professor universitário. Abertura para debates e perguntas às 17h30.

    Painéis do segundo Dia

    No dia 9 de março, o primeiro painel (9h) será “Tutela Preventiva do Meio Ambiente do Trabalho”, com Salvador Franco de Lima Laurindo, desembargador do TRT-2; Márcia Cristina Kamei Lopes Aliaga, procuradora do trabalho na 12ª Região; e Thais Maria Leonel do Carmo, advogada e professora universitária, secretária da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB SP. Debates e perguntas às 10h30.

    O segundo painel (11h) é “Meio Ambiente do Trabalho: a Saúde como Mercadoria”, com Maria Cristina Mattioli, desembargadora do TRT-2; Luiz Antonio Camargo, procurador Geral do Trabalho; e Estêvão Mallet, advogado, professor universitário e presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia. Debates e perguntas na sequência.

    Às 14h, o painel é sobre “Direito Processual Ambiental no Meio Ambiente do Trabalho”, com o professor Giancarlo Perone, do TRT-2; Luiz Fabre, procurador do Trabalho na 2ª Região; Patrícia Caldeira, advogada, professora universitária e doutora em Direito das Relações Internacionais. Debates e perguntas às 15h30.

    O último painel (16h) é “Ética Ambiental Laboral”, com Adalberto Martins, desembargador do TRT-2; Sandro Eduardo Sardá, procurador do Trabalho na 12ª Região; e Ricardo Hasson Sayeg, advogado e professor universitário, acadêmico titular da cadeira 32 da Academia Paulista de Direito. Debates e perguntas abertos às 17h30.

    Local e inscrições

    O público-alvo do evento são magistrados, servidores da área, estudantes, profissionais do Direito e de outras áreas vinculadas ao tema. A carga-horária total do simpósio é de 16 horas.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março, ou enquanto houver vagas, pelo site www.trtsp.jus.br, no link “Escola da Magistratura”.

    O curso será realizado no auditório da EJUD2 do Fórum Ruy Barbosa, que fica na Av. Marquês de São Vicente, 235, 10º torre A, em São Paulo.

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simposio-sobre-a-tutela-juridica-do-meio-ambiente-do-trabalho/3036250

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)