Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ato reúne centenas na Catedral da Sé e chama população para ser protagonista no combate à corrupção

    há 6 anos

    Um chamamento à sociedade civil para ser protagonista em defesa de um Brasil mais ético e menos corrupto marcou a cerimônia inter-religiosa na manhã deste sábado (09/12), na Catedral da Sé. Organizado pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil em conjunto com a Cúria Metropolitana de São Paulo o ato contou com total apoio de mais de uma centena de entidades.

    A solenidade proposta no Dia Internacional contra Corrupção, reinui cerca de 400 participantes entre representantes da sociedade civil e de líderes de diferentes credos religiosos e dos povos indígenas. Conforme afirmou o presidente da Secional paulista da Ordem, Marcos da Costa, a sociedade será a grande protagonistas das mudanças que o país necessita, adotando a ética em suas relações pessoais, sociais e profissionais. “Não podemos nos curvar diante desses feitos de corrupção. Temos presente entidades que representante parcela significativa da população para conclamar a todos para essa grande causa”, acentuou.

    O dirigente da Ordem paulista ressaltou ainda a proximidade das eleições que serão uma oportunidade de os cidadãos escolherem adequadamente aqueles que serão seus representantes, visando um ambiente melhor para o país. Fato também lembrando no manifesto lido no encerramento do ato cívico na Sé e assinado por todas as entidades presentes. Independentemente de partido ou posição política, a sociedade precisa ajudar a superar esse momento de crise: “Todos somos responsáveis para formar os princípios básicos e fundamentais brasileiros”.

    Prática corrosiva

    O anfitrião, dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, ponderou que a corrupção é uma prática que corrói as normas estabelecidas para o convívio comunitário, levando quem a pratica a viver na falsidade, com uma postura em desacordo com a esperada. “Somos todos chamados a agir de modo responsável e manter o senso comum para a honestidade e a retidão. Quem não age desta forma não tem um sono tranquilo, está sempre com a consciência pesada, pois exerce uma conduta errada e marcada pela falta de solidariedade”, pregou.

    Falando em nome do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o advogado Luciano Capparroz, alertou que, para muitos brasileiros, honestidade passou a ser uma atitude e não uma obrigação. Por conta disso, é um dever cívico das entidades se posicionarem como exemplos de combate aos atos ilícitos para mudar a cultura impregnada no país, destacando a consciência a ser seguida nas eleições. “Somente por meio do voto conseguiremos mudar essa situação e deixar um legado para nossos filhos e netos.”

    Por sua vez, Raul Meyer, da Sinagoga do Centro de Cultura Judaica, ressaltou que o país vive um longo período de incertezas e falta de comprometimento ético, principalmente porque comete erros na formação de seus cidadãos. “A falta de incentivo no sistema educacional faz com que o povo perca a chance de conhecer seus direitos e, consequentemente, não deixar se enganar.” Mesma linha foi seguida por Rita de Cássia, representante de religiões afro-brasileiras: “O que falta é ensino adequado e respeito para superarmos os males causados pela corrupção”.

    A população indígena esteve retratada por Marcelo Werá e Davi Karai Popygua. Marcaram presença e fizeram suas orações o sheik Mohamad Al Bukai, da Mesquita de Santo Amaro e diretor de assuntos islâmicos; o reverendo André Mira, pastor da Igreja Batista em Perdizes; e a monja Heishin. Falou ainda o padre Tarcísio M. Mesquita, coordenador do secretariado Arquidiocesano de Pastoral, para quem sem senso de justiça o Brasil não atingirá a paz; e o reverendo Valdinei Aparecido Ferreira, que defendeu a reforma política e disse que a corrupção tira o pão das pessoas todos os dias.





    A diretoria da OAB SP foi representada pelo vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho, e pela secretária-geral adjunta Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos. Compareceram ainda numerosos conselheiros Secionais, presidentes de Subseções e Comissões da entidade, além de dirigentes das instituições participantes.

    Confira a galeria de fotos

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ato-reune-centenas-na-catedral-da-se-e-chama-populacao-para-ser-protagonista-no-combate-a-corrupcao/529722254

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)