Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissões de Arbitragem e Tributária da OAB SP contestam cobrança de ISS das sociedades de advogados

    há 5 anos

    As Comissões de Arbitragem e de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, emitiram nota técnica conjunta posicionando-se contra a descaracterização das sociedades de advogados como sociedade uniprofissional nos casos de atuação de seus integrantes como árbitros.

    De acordo com os presidentes das Comissões, Ruy Janoni Dourado e Tathiane dos Santos Piscitelli, objetivo da nota é sensibilizar as autoridades municipais quanto ao equívoco dessa postura, cujos impactos tributários são evidentes. “O árbitro não é uma profissão”, destaca o texto. “Trata-se, como muitas outras, de uma das funções possíveis de serem executadas no exercício da advocacia”, acrescenta.

    Ruy Dourado enfatiza que, nesse contexto, o município enquadra os escritórios como sendo uma sociedade com outros fins. “Dessa forma, lança a cobrança de ISS e o escritório tem prazo de 15 dias para se defender administrativamente ou entrar com ações judiciais”, afirma. Segundo Tathiane Piscitelli, “a postura do fisco municipal distorce a interpretação das regras do ISS e, por essa razão, deve ser afastada”.

    A intenção das Comissões, que encampam essa discussão, é unificar as ações para beneficiar toda a advocacia.

    Leia – aqui – a nota técnica
    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissoes-de-arbitragem-e-tributaria-da-oab-sp-contestam-cobranca-de-iss-das-sociedades-de-advogados/747753377

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)