Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota pública – Decreto n° 10.051, que institui o Colégio de Ouvidores do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

    há 5 anos

    A Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional de São Paulo, vê com extrema preocupação a edição do Decreto nº 10.051, de 9 de outubro de 2019, que institui o “Colégio de Ouvidores do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, que passará a promover o “controle social das atividades desempenhadas pelos órgãos” de defesa do consumidor.

    A defesa do consumidor é direito fundamental, previsto no art. , LV da Constituição Federal, que depende, para sua efetividade, de órgãos de defesa do consumidor fortes, articulados e independentes.

    Existem sérios indicativos da inconstitucionalidade formal e material do Decreto, na medida em que cria órgão e fixa suas competências, matérias que só podiam ser tratadas por lei, e também prevê ingerência de um órgão federal nas esferas privativas de atuação dos Estados, Distrito Federal e Municípios, a quem cabe, com exclusividade, a correição dos atos de seus respectivos órgãos de defesa do consumidor.

    O Decreto, no seu art. 5º, VIII, atribui a competência ao Colégio de Ouvidores para “propor a criação de instrumentos para aprimorar a fiscalização e o acompanhamento de práticas de atos ilegais ou arbitrários cometidos por operadores de proteção e defesa do consumidor”. Além dos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Consumidor (Procons, Ordem dos Advogados do Brasil, Associações Civis, Ministério Público e Defensorias Públicas) serem um modelo de atuação em todo o Brasil, possíveis desvios e abusos já são hoje objeto de controle judicial, político e administrativo.

    O fomento da atividade empresarial não ocorrerá com a mitigação dos direitos dos consumidores, porque são estes, na verdade, aqueles que fomentam a economia nacional. Enfraquecer o Sistema Nacional do Consumidor só contribuirá para prejudicar a economia nacional.

    Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB SP

    • Publicações8608
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-publica-decreto-ndeg-10-051-que-institui-o-colegio-de-ouvidores-do-sistema-nacional-de-defesa-do-consumidor/768603433

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)